quarta-feira, 12 de outubro de 2016

DEUS SE ENCARNOU, SEJAMOS HUMANOS!


"Uma vez que Deus se encarnou, por que nos damos tanto trabalho continuamente para 'desencarná-lo de novo, para desfiar a veste de carne, reduzindo-o novamente a puro espírito? Como se o Corpo do Senhor não se houvesse tornado 'Espírito vivificador",

Podemos ver a beleza de Cristo em cada pessoa, naquilo que é mais seu, mais humano, mais pessoal - em coisas de que um asceta poderia aconselhar-nos severamente que nos livrássemos.

Porém esses apegos têm também sentido em nossa vida em Cristo. Já reparei como noviços que se esforçam por ser desapegados, com demasiada severidade, seja em relação aos pais, aos amigos, ou às pessoas em geral, frequentemente carecem de uma dimensão espiritual muito importante em sua vida, e com frequência fracassam como monges.

Os que são mais 'humanos' se tornam melhores monges, precisamente por serem mais humanos e porque simplesmente não acreditam nas recomendações dos que tentam aconselhar-lhes que se esforcem por ser menos humanos."

Thomas Merton, "Reflexões de um Espectador Culpado", Vozes 1970, pág. 248.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Precisamos usar as armas que Jesus Cristo deixou para continuar a luta diária. A oração, a busca pelos sacramentos, missa, meditação da palavra de Deus, confissão, o santo rosário, a caridade, o despojamento além de outros são armas essenciais para o combate, já que o Salmo 50 nos diz: o pecado está sempre em minha frente. Promover a pessoa humana em todos os aspectos é o essencial, restituir a dignidade humana inserindo os filhos excluídos de volta a vida, Jesus Cristo foi o maior exemplo disso, Pe. Pio entedeu isso e nós precisamos continuar...

Leituras Espirituais