sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A SEDE DE DEUS VIVO

“Senhor, Tu és o meu Deus, há muito que te procuro com grande ansiedade. Como a terra seca do sertão à espera da chuva, todo o meu ser anseia por Ti, Senhor”. (Sl.62) Conto oriental Certo dia, um discípulo foi ter com o Mestre e lhe disse: - Mestre, quero encontrar a Deus! O Mestre olhou o jovem discípulo, limitou-se a sorrir, sem nada dizer. O discípulo vinha diariamente procurar o Mestre, e repetia-lhe sempre as mesmas palavras. Dizia que estava em busca de Deus e que queria dedicar-se à religião. O Mestre, porém, não lhe dava atenção. Sabia o que convinha fazer. Num dia em que o calor era muito intenso, o Mestre pediu ao discípulo que o acompanhasse até o rio, próximo dali, para, juntos, atravessá-lo a nado. Lá chegando, o discípulo lançou-se à água. O Mestre o acompanhou. Quando estavam em meio à corrente, o Mestre, subitamente, agarrou o discípulo pela cabeça, afundou-o na água e o segurou lá embaixo, enquanto o pobre coitado procurava, desesperadamente, libertar-se e respirar. Quando o discípulo estava a ponto de morrer afogado, o Mestre, então, largou-o e perguntou-lhe: - Do que é que você mais desejava quando eu segurava sua cabeça debaixo d’àgua? - De ar – respondeu o discípulo. O Mestre continuou: - Será que neste instante você tem tanto desejo de Deus quanto tinha de ar debaixo d’àgua? E se O desejar tanto assim, encontra-LO-á no mesmo instante. Se, porém, você não tem tal desejo e tal sede de encontrar a Deus, é melhor que lute com toda sua inteligência, com todo seu coração, com seus lábios; do contrário, não O encontrará. Sem esta sede de Deus, você faria melhor continuar ateu. Porque um ateu pode, muitas vezes, ser sincero, ao passo que você não é. Preparar o coração * O ser humano é um ser insaciável, insatisfeito... vive eternamente buscando, sem saber o quê. Em conta- to com este “poço infinito” (seu interior), sente a necessidade de preenchê-lo a qualquer preço; na maioria das vezes, preenche-o com “coisas”: busca de poder, posses, prestígio... e sente-se frustrado, porque nada lhe satisfaz. * Na realidade, o único que pode saciá-lo é o encontro consigo mesmo e com Deus, no seu interior. É na dimensão mais profunda, no seu “coração”, que o ser humano é divino. Por isso, é lá e somente lá que a pessoa encontra-se a si mesma, a sua identidade pessoal. * Só o Senhor e Criador, de quem recebe gratuitamente o sopro da vida, pode preencher seu interior. * Portanto, o caminho da vida é para dentro; feliz quem encontra o caminho do coração. É no coração que está a fonte, a origem e o mistério do ser humano. * A verdadeira grandeza é como o poço: quanto mais profunda, menos ruído faz.
Repita em seu coração - “Como o animal sedento à procura das águas correntes, assim também eu estou à tua procura, ó meu Deus! Tenho sede de Deus, do Deus vivo. Quando é que poderei estar face a face com Ele?” (Sl. 42,2-3). - “Beba a água de sua cisterna, a água que jorra do seu poço. Não derrame pela rua a água de sua fonte, nem pelas praças a água dos seus riachos. Seja bendita a sua fonte...” (Prov. 5,15-18). - “Não busqueis água em cisternas fendidas, que não retém a água” (Jer. 2,13). - “... a quem tem sede eu darei gratuitamente da fonte de água viva” (Apc. 21,6). - “Senhor, Tu nos fizeste para Ti, e o nosso coração está inquieto até que não descanse em Ti” - “Mas a fome de Deus que eu levo comigo não conhece descanso: ela é exigente! Então eu sigo... Ela é tremenda e persistente! Então eu sigo... cada vez mais para frente! Ela é constante e forte! Então eu sigo... Até à morte” (C. de M. Doherty). Na oração * repetir e “saborear” (várias vezes) as frases anteriores, saciando sua sede de Deus; * deixe-se conduzir pela “fome e sede” de Deus que está enraizada em seu coração; * faça o possível para estimular esta sede, entregando-se a ela; * esteja certo de que esta “inquietação” tem sua resposta no Amor de Deus, presente na Criação; “O Amor de Deus brilha em mim como os raios do sol... Do mesmo modo que vejo o sol em seus , raios, Deus se derrama em todas as dádivas que despeja em mim” (S. Inácio de Loyola). 

FONTE: CEI-JESUÍTAS - Centro de Espiritualidade Inaciana Rua Bambina, 115 - Botafogo – RJ – 22251-050 secretaria@ceijesuitas.org.br / www.ceijesuitas.org.br

O discípulo que queria conhecer Deus

Certo dia, num dos momentos de maior fervor de alma, um discípulo abeirou-se do seu mestre para lhe manifestar o seu interesse em conhecer e encontrar Deus. Considerando o discípulo ainda muito imaturo e superficial, o mestre não respondeu palavra alguma ao seu pedido.
Um dia foram tomar banho ao rio. Quando o discípulo estava mais distraido, o mestre agarrou-lhe pelo pescoço e mergulhou, durante um bom bocado, a sua cabeça debaixo de água. Depois, deixou-o vir à superfície e perguntou-lhe: De que sentiste mais necessidade quando estavas debaixo da água?

- De ar, mestre, quase ia morrendo afogado! - respondeu o discípulo.

- Pois enquanto não sentires assim necessidade de Deus, todas as tuas perguntas e procuras a
respeito d'Ele serão inúteis - respondeu o mestre.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A paz

É mais fácil estar no ódio do que na bondade. Somente os fortes - fortes pela grça do Senhor - podem manter-se verdadeiramente na bondade. é curioso como os poderosos da terra temem a bondade. E u não digo que a doçura, a bondade, a mansidão tudo consigam, mas parece-me evidente que não se pode obter pela violência o que se pode conseguir pela doçura, bondade e mansidão. 
Dom Helder Camara

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Conviva saudavelmente com as pessoas

Mesmo que goste muito de alguém, evite o contato excessivo. Por mais amizade que alguém possa lhe demonstrar, para conservar o relacionamento é preciso haver o respeito pela privacidade da pessoas. Todos têm necessidade também de estar a sós. Respeite o espaço dos amigos para que você não se torne cansativo. Da mesma maneira que se deve saber a honra de chegar, deve-se também perceber a hora de partir. Agindo assim, sua chegada será aceita com alegria e prazer e os amigos sentirão o quanto você é importante para eles. 
Iran Ibrahim Jacob

Oração a Nossa Senhora, rainha dos enfermos

Nós vos damos graças, Deus bondoso, fonte de saúde e de energia, Criador de um mundo bom, que nós fizemos adoecer. Graças a Vós, Deus Filho, restaurador da natureza decaída. Na cruz a força de regeneração foi recobrada. Graças a Vós, pois vossa feridas nos curaram e reconciliaram. Graças a Vós, Espirito de vida, morador deste templo que é o corpo do ser humano, que vosso alento anima. Vós criastes Maria com vossa sombra, cingistes sua cintura de divina beleza, e ela ficou habilitada como o fiel canal que nos traz a saúde de Deus. Graças, Senhor, por a terdes nomeado esperança e saúde dos enfermos. Amém. 
Padre Antônio Francisco Bohn

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Precisamos usar as armas que Jesus Cristo deixou para continuar a luta diária. A oração, a busca pelos sacramentos, missa, meditação da palavra de Deus, confissão, o santo rosário, a caridade, o despojamento além de outros são armas essenciais para o combate, já que o Salmo 50 nos diz: o pecado está sempre em minha frente. Promover a pessoa humana em todos os aspectos é o essencial, restituir a dignidade humana inserindo os filhos excluídos de volta a vida, Jesus Cristo foi o maior exemplo disso, Pe. Pio entedeu isso e nós precisamos continuar...

Leituras Espirituais